| 26/07/2002 20h09min
A partir de 31 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai dispor de 10 minutos diários nas redes de rádio e TV para fazer boletins, comunicados e instruções para o eleitor. Os programas serão utilizados para incentivar o eleitor a utilizar a cola na hora da votação, esclarecer sobre a segurança do voto e como utilizar as urnas eletrônicas.
Para comprovar a eficiência e segurança do equipamento, a Justiça Eleitoral instituiu nestas eleições de 6 de outubro as urnas com voto impresso. A diferença em relação à urna convencional é que o eleitor poderá conferir o seu voto em uma folha de papel que aparecerá dentro do equipamento depois de ter concluído a votação. Se tudo estiver correto, será só confirmar o voto. Se houver algum problema, as pessoas poderão cancelar a operação e recomeçá-la mais uma vez. Se o eleitor precisar cancelar o voto, depois da folha de papel aparecer pela segunda vez, ele será encaminhado pelo diretor de mesa para votar na urna de lona.
As urnas impressas serão implantadas em Sergipe, no Distrito Federal e em mais 74 cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, serão utilizadas em Sapucaia do Sul, Esteio e São Leopoldo. Em Santa Catarina, nas cidades de Brusque, Laguna e Balneário Camboriú.
• Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.